Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

receita de coraçães

olá, queridos!

nessa receita, eu e o chef papaco trocamos de função: eu assumi o chapéu mágico de mestre cuca e ele clicou todo o processo de preparação dessas delícias que vamos compartilhar com vocês.
os coraçães foram inspirados nas barrinhas de cereais que encontramos por aí, com a vantagem de ser feito com os ingredientes que você mais gosta, além de muito amor!

fizemos uma série deles para o chá de amora, todo mundo aprovou (tanto que não sobrou nenhumzinho pra contar história) e também costumamos fazer para levar na bolsa quando precisamos sair de casa. sempre sofremos muito por não achar alimentos nutritivos e saudáveis na rua, então desenvolvemos nossos próprios "kits de sobrevivência na babilônia". os coraçães já entraram pra nossa linha de produtos pax integrães, por suas propriedades x-men.

vamos aos ingredientes:


4 copos de aveia grossa
1 copo de farinha de amendoim
1 copo de amendoim picado
1 copo de açucar mascavo
1 copo de flocos de arroz
1/2 copo de gergelim integral
1/2 copo de linhaça
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 sapo derretido*

primeiro, misture os grães:



vale substituir os ingredientes da receita por outros que você prefira. costumamos usar castanhas picadas, gérmen de trigo, coco ralado, mel, etc. só cuidado com a proporção: em torno de 10 copos de grães/secos para 1 sapo derretido.

. sapo derretido?

é o que dá a liga para que os grães fiquem unidos e você possa moldá-los da forma que for conveniente.

1 sapo derretido leva 1/2 copo de fécula de araruta e 1 copo d'água.
em fogo baixo, mexa sempre a mistura até que a araruta mude de cor (de branco pra transparente) e fique com uma consistência grudenta e pegajosa que lembre um... sapo derretido!


tcharans!

junte a parte seca da receita com o sapo derretido ainda quente e misture com uma colher. o sapo vai incorporando os grães até que fique numa temperatura suportável para apertar a massa com as mãos. aí você mistura e aperta tudo com bastante amor.


quando esiver tudo bem grudadinhos, lave bem as mãos e, se preferir, unte-as com um pouco de óleo. chegou a hora de moldar!
se você tiver habilidade e paciência, molde em formato de coraçõezinhos e disponha sobre um tabuleiro untado. também é recomendável adotar o método prático (mas também trabalhoso) de usar uma forminha untada para dar forma aos biscoitinhos.


lembre-se de apertar bem a massa, qualquer que seja a forma escolhida para modelagem. tente fazer os biscoitos com a altura de um dedo, no máximo, para assar bem e por igual. ponha para assar em forno médio por 15-20 minutos. o ponto é quando ele fica moreninho e começa a endurecer. depois que esfria, fica mais crocante. cuidado para não queimar no fundo! 

nhac!

dica: se quiser fazer uma fornada durar bastante tempo, use uma colher de lecitina de soja na hora de misturar a massa, que, além de ser um estabilizante natural, tem propriedades saudáveis.

grande abraço a todos, espero que tenham gostado!

 mamanco, uma fotografista que cozinha muito bem!

Um comentário: